A banda britânica Pink Floyd entrou nesta terça-feira (9) com um processo na Justiça contra a gravadora EMI para discutir os pagamentos de royalties e a maneira como a música é vendida na era digital.
A banda, que fechou contrato com a EMI há mais de 40 anos e cujo catálogo só foi superado em vendas pelo catálogo dos Beatles, contesta os cálculos de seus royalties on-line e o marketing de sua música, informou a agência Press Association.
O Pink Floyd, cujos álbuns incluem clássicos como “The Dark Side of the Moon” e “The Wall”, também contesta o direito da EMI de “decompor” seus álbuns e vender faixas individuais on-line.
Robert Howe, o advogado do Pink Floyd, disse à Alta Corte de Londres que uma cláusula contratual “proíbe expressamente” tal “decomposição”, ou seja, a venda de faixas em qualquer configuração senão a original, quer seja em formato físico ou digital.
Ele disse que a posição da EMI é que a proibição “se aplica apenas ao produto físico e não ao produto on-line”.
FonteAcredito que as vendas online de músicas são o futuro, e não há como impedir. Nunca comprei nenhuma música online, mas deve ser interessante pra quem pode. De qualquer forma, a posição da banda foi um tanto inusitada: são contra a venda das faixas individuais. Acho que Pink Floyd é uma das únicas bandas que conheço que se preocupa tanto com a integridade de seus álbuns a ponto de reclamar disso judicialmente. Como ouvinte assíduo, posso dizer que os álbuns são bem melhores se ouvidos na íntegra. Ouvir Time, Comfortably Numb e Money pode ser legal, mas ouvir The Dark Side of the Moon e The Wall é, sem duvida, muito mais satisfatório, por oferecer uma experiência completa. Agora, vender albuns completos online não deve ser tão vantajoso do que vender faixas avulsas, imagino.
De qualquer forma, Pink Floyd arranjando confusão por coisas assim não é nenhuma novidade.
Esses caras são um... Você sabe.
3 comentários:
Boa imagem. Also, eu não acho errado vender as musgas separadas, por exemplo, eu posso comprar o album todo em partes e tal, mas no caso se a banda não quer, isso deveria ser respeitado e panz. PF comanda, afinal.
FODA-SE
Típico de PF. Eles não devem ter prolemas o suficientes pra se preocupar porra. Faz uma relação de bandas que sofrem desse mesmo mal e de bandas que ligam pra isso. Acho que eles aumentaram demais a coisa.
E ESSA CARA DO WATERS AÍ
Postar um comentário